Todas as áreas do conhecimento são de frequência obrigatória, serão avaliadas por aproveitamento, sendo atribuída notas as mesmas. A média mínima para aprovação é 7,0 por trimestre.
Todas as áreas do conhecimento são de frequência obrigatória, serão avaliadas por aproveitamento, sendo atribuída notas as mesmas. A média mínima para aprovação é 7,0 por trimestre.
Howard Gardner ao criar a “teoria das inteligências múltiplas” não estava desenhando um currículo escolar nem preparando um modelo para ser utilizado nas aulas, possivelmente não o pensou nunca, só oferecia ao mundo o resultado de sua investigação sobre a psicobiologia do ser humano.
Queremos uma escola que seja capaz de gerar a aprendizagem para a vida, a teoria de Howard Gardner nos abriu horizontes partindo de um conhecimento mais real de cada aluno que nos permite atender a diversidade e otimizar as aprendizagens dando lugar a uma maneira diferente de aprender.
A teoria das oito inteligências oferece aos educadores uma oportunidade muito ampla para poder adaptar de maneira criativa os princípios fundamentais das Inteligências múltiplas a qualquer contexto educacional.
Colocamos as inteligências Múltiplas em prática por meio de algumas atividades como:
FORMAÇÃO é um momento privilegiado do dia, quando a criança chega a escola. É hora de favorecer a criatividade, a capacidade de descobrir, imaginar e dar forma ao inédito. Tudo ajuda a criança em seu crescimento integral como pessoa. É o momento da reflexão, oração e as canções.
OS PROJETOS DE COMPREENSÃO são uma maneira inovadora de trabalhar o aprendizado significativo. A partir de umas perguntas, o aluno é capaz de dar resposta a novos questionamentos sobre os temas propostos e expressar-se de uma maneira criativa e prática. Os pais apoiam estes projetos com a sua participação.
LINGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) Durante toda o Ensino Fundamental irá consolidando o aprendizado do Inglês e espanhol mediante jogos, contos, canções, dramatizações e vocabulário. Os alunos também usam esta língua como meio de comunicação. Para chegar a ser uma escola multilíngue proporcionamos aos alunos uma estimulação auditiva que integra sons, ritmos, intensidade e melodias determinantes para a aquisição natural de qualquer língua.
XADREZ A introdução da aprendizagem progressiva do XADREZ no Ensino Fundamental tem como objetivos dar continuidade a Estimulação Neurológica já trabalhada na educação infantil, potenciar as capacidades intelectuais e criativas e favorecer a interiorização de estratégias de resolução de problemas e situações.
A ARTE é um laboratório de criação e experimentação onde se trabalha com diferentes materiais, texturas e técnicas e se oferece aos alunos diversas possibilidades para que possam expressar-se livremente desenvolvendo sua capacidade criativa potenciando o interesse artístico e incentivando a imaginação.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA A cooperação consiste em trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns. Na aprendizagem cooperativa os alunos buscam o êxito não só para eles mesmos, mas para todos os membros do grupo. Através de grupos reduzidos os alunos trabalham juntos para maximizar seu próprio aprendizado e o dos demais.
PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO Realizando tarefas que requerem o uso do pensamento, não necessariamente quer dizer que os alunos saibam pensar. É preciso ensiná-los a pensar. E para isso usamos o mapa mental, rotinas e destrezas de pensamento.